Doença de Chagas e ciclo de vida do Trypanosoma cruzi


 
A doença de Chagas, nome dado em homenagem a Carlos Chagas, é doença extremamente grave, para a qual não há cura. Calcula-se que, somente na América do Sul,  aproximadamente sete milhões de pessoas sofrem dessa moléstia, que costuma ser chamada doença dos mega (grande), em virtude de determinar hipertrofia e flacidez na região atingida (megacolo, megaesôfago).
A doença de Chagas apresenta uma certa seletividade pela musculatura cardíaca, causando miocardite cronica, hipertrofia e disfunção fatal, embora, as vezes, a longo prazo.
O agente etiológico da doença é o Trypanosoma cruzi, e o vetor é um inseto hematófago do grupo dos triatomídeos, vulgarmente conhecido por barbeiro ou chupança. O mais importante dentre os triatomídeos é o triatoma infestans
No ciclo de vida do Trypanosoma existem,  portanto,  dois hospedeiros: o homem (ou outro mamífero) e o barbeiro.
Os barbeiros vivem normalmente em frestas e orifícios no chão e nas paredes de pau-a-pique ou, ainda, entre a palha da cobertura dessas casas. Têm hábito noturno, saindo à noite à procura de alimento; geralmente, picam as pessoas no rosto, pois, com freqüência, é a porção do corpo normalmente descoberta durante o sono. É em função de picar o rosto das pessoas durante a noite que o Trypanosoma passou a ser vulgarmente denominado barbeiro. Esses animais têm como característica defecar enquanto picam, eliminando juntamente com as fezes os tripanossomos.
A picada provoca irritação no homem, que coça o local, espalhando as fezes contaminadas com tripanossomos sobre o ferimento. Esses protozoários penetram a corrente sanguínea e instalam-se em tecido muscular, preferencialmente no coração. Nesse órgão eles perdem o flagelo, tornam-se arredondados e reproduzem-se assexuadamente por bipartição, dando origem a muitos individuos. Nas fibras musculares do coração formam-se vários "ninhos" de tripanossomo, os quais prejudicam o funcionamento desse órgão, levando a insuficiencia cardíaca que pode ser fatal. Depois dessa fase de intensa reprodução assexuada no tecido muscular, algúns tripanossomos voltam voltam a apresentar a forma flagelada típica, passando para a corrente circulatória. Esse individuo doente, ao ser picado pelo triatoma, transmite o parasita para o inseto. No corpo do barbeiro, o Trypanosoma instala-se nas porções finais do intestino, dividindo-se assexuadamente por bipartição, dando origem a varias formas infestantes.
O modo mais eficiente de se erradicar a doeça de Chagas é eliminar o barbeiro; uma das formas é evitar a construção de casas de pau-a-pique.
 

olha só o tamanho disso     parte de um intestino, onde se desenvolveu mal de chagas.     barbeiro, transmissor do mal de chagas

olha o tamanho do bixo, assustador né!     parte de um intestino com mal de chagas   barbeiro, o transmissor

 
About these ads

Sobre reginarubim

Sou uma pessoa tranquila, trabalho bastante e nas horas vagas adoro dormir e ouvir música.
Esse post foi publicado em Saúde e bem-estar. Bookmark o link permanente.

89 respostas para Doença de Chagas e ciclo de vida do Trypanosoma cruzi

  1. josias disse:

    Ótimo trabalho, parabéns, foi de importante ajuda na compreensão do ciclo………….

  2. NATTY disse:

    eu gostaria de saber oq é exatamente esse bixo comprido? vlw

    • gatasdapraia disse:

      UM INTESTINO COM A DOENÇA BOBINHO..

    • sabrina disse:

      se vc tivesse lido com atenção saberia que é uma parte de um intestino ;)

    • Sara Ramos disse:

      CRIANÇA, NÃO É “BICHO” NÃO! É PARTE DE UM INTESTINO HUMANO. AQUILO QUE VOCÊ TAMBÉM TEM TERMINANDO O APARELHO DIGESTÓRIO. “Bicho” é apenas o inseto mostrado e é chamado de “Barbeiro”. Quando contaminado pelo vírus da doença e pica o indivíduo transmite a doença de Chagas. CHAGAS FOI O CIENTISTA QUE DESCOBRIU O PROBLEMA. ESTUDE MAIS UM POUCO: “ch” e “x” podem ter o mesmo som mas, não dá o mesmo significado. VAMOS DESENVOLVER O NOSSO BRASIL!

      • Igor Albuquerque disse:

        desnecessário seu comentário e um pouco pre-potente de mais!! sou estudante de medicina e o texto esta bom com clareza e um explicação lógica… precisa de melhoras mais minimas. então pare vc de criticar e vai criar seu próprio texto!!

    • Maria Fernanda Caetano Cardoso disse:

      é um intestino com a doença,Natty.Após um tempo de proliferação,precisa-se retirar a peça infectada(ou órgão),do corpo

      • Maria Fernanda Caetano Cardoso disse:

        E quem descobriu a doença de chagas foi Carlos Chagas,um grande cientista brasileiro,cujo o mesmo foi picado por um inseto que se assemelha a uma BARATA,MAS NÃO É!Ele bota ovos,que são as larvas,que se transformam em novos protozoários.O Trypanossoma Cruzi é um inseto hematófago,igual ao Aedes Aegypti,transmissor do vírus da dengue

  3. joaopaulo disse:

    eu queria e o email da natalia

  4. esmeria maria disse:

    Sem comentários estas fotos estão ótimas eu não imaginava que chegaria a tanto.

  5. Karina disse:

    nossa é mto + serio q eu pensava

  6. Naftalî disse:

    - Pois eeh as pessoas deixam de se cuidar por acharem q naum passa de um inseto qualquerr…Aii esta o estrago q esse pequeno inseto transmissor do protozoário trypanosoma cruzi eh capaz de fazer !

  7. Naftalî disse:

    - Ah soh um acresssimo ! Neem sempre barbeiro esta em casas de madeira ! Uma das maiores causas da proliferação do inseto eh o desmatamento, e nem todos os barbeiros são vetores da doença, por isso eh q eh importante naum matar o besouro e siim captura-lo e encaminha-lo a uma unidade de saúde para q ele seja analisado, e se constatada a presença ou naum do protozoario nas fezes do inseto !

    • quelen souza disse:

      EU MORO EM APARTAMENTO , TEM PATIO E DETETISO A CASA 3 VEZES AO ANO POIS SOU ALERGICA E MESMO COM TUDO ISSO APARECEU ESSE BICHO NO MEU QUARTO E FUI PICADA AGORA AGUARDO EXAMES. TEMOS QUE VERIFICAR SE NAO ALTEROU A ADAPTAÇAO DESTE ANIMAL.

  8. geni disse:

    eu fui picada pelo barbeiro quando eu tinha 4 anos foi descoberta com 55 anos hoje tenho 63 anos eu alembro que eu morava em casa de barro em paranapanema tinha tanto que minha tia tocava com pano e eu brincava com os bixo na minha inocencia hoje veio a consecuença .

    • Caio disse:

      Mais como vc foi Picada a tanto tempo e nao morreu???
      com 4anos agora tem 55.

      • rosana disse:

        essa doenca demora muitos anos para se manifestar, a minha mao foi picada pelo bicho barbeiro aos 9 anos e faleceu com 65 anos vitima de mega colon chagacico.

      • vanessa correia de lima disse:

        aiiiiiii que nojo que coisa nojenta e grande ai que nojo que nojo que nojo ai ainda bem que eu ñ tenho isso graças a Deus chal que nojo estou quase vomitando

  9. Barbý disse:

    isso e bem nojento isso sim

  10. li disse:

    nossssa que coisa podre

  11. li disse:

    o que é isso msm

  12. li disse:

    alguém pode me dizer o que é iso msm meu email, li_san_junior@ ht.com

  13. Nemias disse:

    Soh uma correção Naftali… O UNICO transmissor da doença de chagas é sim o Barbeiro… o local onde o barbeiro gosta de viver é em casas de barro (pau a pique), pois ali ele tem alimento, calor e ele se esconde nas fendas da casa, onde é dificil de acha-lo, esse inseto é esperto…rsrsagora o que é importante é manter medidas de prevençao como: se for construir uma casa de barro, construir com no minimo 400 mtros de florestas, manter a casa sempre limpa, pois evita de acumular mais insetos, se achar algum barbeiro, evite de mata-lo capture-o e leve para algum centro de saude mais proximo para o pessoal de saude fazer medidas profilaxicas para este local evitando novos contagios.

  14. enio disse:

    PARABENS PELO TRABALHO,ME PREOCUPO MUITO CO ESSA DOENÇA JA QUE MINHA MAE MORREU DESSA DOENÇA,E VIOLENTA É GRANDE A MORTANDE NO BRASIL POR ESSA DOENÇA ATE

  15. diana disse:

    acho que fui picada por um barbeiro.o que posso fazer para prevenir a doença?grata pela atenção!Diana

  16. Alline disse:

    Parece outro bicho o intestino. Uai o.O

  17. maria disse:

    oi,estou desesperada pois moro na cidade,meu visinho cortou um pe de abacate e deichou no canto do lote,neste locale sta surgindoesses bichos e pela foto e o mesmo meu filhinhode 1anoe2meses aparceu com o labis seperior inchado como se tivese mordido,levei na pediatra so q ela me disse q tenho q ter certesa se e o borbeiro transmisor.liguei para a zoonoses mas a vizita e ate 10 dias queria saber se tem alguem ai q possa esta me tranquilizando.obrigado

  18. Dulce disse:

    nossa isso é incrível, como um bichinho tão pequeno possa fazer uma monstruosidade dessa

  19. Raquel disse:

    caracaaaaaa OO

  20. karine disse:

    nossa! que horrivel, tao pequeno e pode causar a morte, impressionante o_o

  21. Ulisses disse:

    Muito serio isso..

  22. carlos disse:

    tenhão cuidado porque isso não tem cura

  23. luis disse:

    Afff Que nojo meu deus !!!!!!!!!!!!!!!!!

  24. deyse disse:

    nossa da medo!!!! sushashusha….

    • Suane disse:

      minha querida! não brinque dessa forma, vc não sabe o que pode acontecer com vc ou seus familiares no futuro. Esta doença é séria, não é motivo de gracinhas, e pode afetar qualquer um que faça parte do mundo. Vc faz parte do mundo?

  25. kewin disse:

    é muito interessante… que nojo…

  26. Iris disse:

    Alguem sabe se o percevejo tambem é transmissor de doença de chagas?

  27. Iris disse:

    Alguem sabe se o percevejo tambem causa a doença de chagas?

  28. Matheus disse:

    Para uns visitantes que perguntaram, vale ressaltar que o barbeiro (Triatomídeo) é um Percevejo. Acho necessário comentar ainda que este é um site destinado às pessoas interessadas em aprender. Portanto, os comentários deveriam ser conscientemente julgados por cada pessoa pessoa que aqui os postou, uma vez que as imagens publicadas são antes de mais nada de um ser humano como qualquer um de nós. Logo a expressão de nojo, para com os terríveis efeitos dessa doença, a meu ver, só mostra a visão agoísta e preconceituosa de pessoas que infelizmente não enxergam os problemas com a devida preocupação.

  29. credo eu nao sabia que essa doença causase isso

  30. Andressa disse:

    Encontramos o bicho barbeiro no sítio da minha tia, levamos ao centro de zoonoses de nossa cidade, mas não deram muita atenção, mesmo depois de comprovado que realmente era o verdadeiro, disseram pra não nos preocuparmos… total falta de informação sobre o inseto e sobre a forma de contaminação, alegando que o inseto somente se alimentava de sangue de qualquer animal, até mesmo de repteis, mas pelo que tenho lido esse inseto só se alimenta de sangue quente, pois é assim que ele consegue encontrar sua vítima no escuro… estou com dúvidas, devo me preocupar sim ou não?

  31. Eles ficam tentando ir a lua e clonar o ser humano com tantas doenças sem cura!!!!

  32. willamy costa maciel disse:

    estou chocado com eça doença do mal de chagas meu coração ñ aguentaria tanta pressão
    aff!!…….

  33. Juliana disse:

    Moro em Pernambuco e fui picada por um barbeiro mas nao sei se ele estava contaminado, mas estou com muito medo, gostaria de saber que tipo de exame tenho que fazer para saber se estou contaminada?

    • quelen souza disse:

      ola.

      MORO NO RS MAIS PRECISAMENTE EM CACHOEIRINHA , E ACORDEI DE MADRUGADA COM UMA AGULHADA MAS, VI O BICHO E NAO SABIA QUE ERA UM BARBEIRO. EU ESTAVA DORMINDO FUI PICADA NA NADEGA DIREITA NA HORA ARDEU E SEGUI DORMINDO POIS ESTAVA MUITO CANSADA ,NO OUTRO DIA FIQUEI COM AQUELA REGIAO TODA AVERMELHADA E INCHADA COMO SE FOSSE ALERGIA ,NAO DUIA , FUI AO HPS DAQUI NADA FIZERAM UM MEDICO QUE ME VIU PREOCUPADA DISSE PRA LIGAR PRO 150 QUE ME DARIAM ASSISTENCIA ,LIGUEI CONFIRMARAM O QUE ERA , FUI ATE UM INFECTOLOGISTA E ELE ME DEU ALGUNS EXAMES ESTA SEMANA VOLTO PRO MEDICO , TORÇO PRA QUE TUDO DE CERTO.
      FALTA MUITA INFORMAÇAO PARA O POVO , EU CONSEGUI SER ATENDIDA GRAÇAS A MEU PLANO DE SAUDE, E AGORA O SUS QUE NEM SE QUER OLHOU O FERIMENTO E DISSE QUE NAO DAVA PRA FAZER NADA.

  34. Luis Gustavo disse:

    Sou doador de sague a muitos anos uns 10 anos, minha ultima doaçao mes passado veio com o laudo de indefirido para doenças de chagas, fiz um novo exame, só daqui um mes para receber o resultado!!! neste dez anos fui apenas uma vez para areas de risco, e fiz muitas doaçoes depois disso que nao deram em nada, sera que eu posso ter me contaminado por ingestao de açai???oque devo fazer agora???estou esperando o resultado mas estou apavorado!!! alguem me ajude!!

  35. thais paz disse:

    bom, moro em Roraima; aki na casa da minha avo tem varias arvores e sempre vejo ”persevejos” nas frutas, e esse bichinho ainda tem um cheiro estranho não muito agradavel. A poucos dias atraz a mae do meu ex-patrão morreu disso, vii o quanto ela sofreu! foi de grande importancia pra mim essas informações que vcs postaram, me tirou algumas duvidas que tinham; fico agradecida!

  36. Julia disse:

    A pesquisa esta otima mas so de ver as imagens ja da nervo de pensar como as vitimas da doenca devem ter ficado.

  37. Elaine Valeriano disse:

    Minha mãe foi operada a 25 anos e tirou boa parte do intestino afetado pelo doença de Chagas, ela estava com 60 anos e hoje com 85 anos está novamente internada. Infelizmente o instestino aumento tanto que está comprimindo o pulmão e corre risco de vida se fizer a cirurgia, a idade não ajuda, está muito fraca…SINTO MUITO!!

  38. Thaís Fiorin Zana disse:

    Esse semestre tive aula sobre a doença de chagas, e agora lendo os comentários pude ver que muitas pessoas não tem a informação sobre essa doença, existem sim pessoas que só descobrem depois de muito tempo como o caso do senhor de 55 anos, é comum pessoas que viviam no interior contrairem a doença, o site está de parabéns por estar de alguma forma informando as pessoas, essa doença é algo muito sério e importante na qual os nossos governates deveriam investir em uma política de concientização da população, para as pessoas que suspeitam de terem adquirido o protozoário torço para que dê tudo certo e que vcs consigam escapar desse mal e para as pessoas que tem a mente pequena e comentam um ” que nojo” vão estudar e aprender que isso ainda é a realidade do nosso país chamado Brasil e são pessoas como vocês que não ligam para a importância desse tipo de informação que fazem o nosso país só andar para trás.

  39. luiz disse:

    eu espero nunca pegar isso

  40. luiz disse:

    que deus me livre disso

  41. Andressa disse:

    gostaria de ver sinais de romaña

  42. Vitoria disse:

    nossa na sabia que isso era tão serio assim

  43. Ataniânia Nuñes disse:

    uma pequena observação ao colega Nemias que relatou a cima: Os barbeiros infectado através da picada pode transmitir a doença, sendo que no momento da picada quando começa a sugar, o estômago enche e ele defeca próximo a região picada. O homem coça e as fezes contendo tripomastigota entra e cai na corrente sanguínea, sim esta é a via de transmissão principal.
    Porém Há outras formas de transmissão;
    por transfusão de sangue contaminado;
    Mãe/filho (congênito);
    via oral (alimentos que contem ovos, exemplo a cana de açúcar.)que deveriam ser bem lavados;

    acidentes laboratoriais.
    Então dessa forma não se deve afirmar que é somente pela picada do inseto que é a via de transmissão, pois mesmo sendo esta a principal.
    abraços!!!

  44. DEYLANE ALMEIDA disse:

    Na minha cidade Macapá, essa doença tava se espalhando pois aqui é de costume tomar o açaí, mais infelismente os profissionais não lavavam direito quando era colhido das árvores e junto com o açaí era tbm batido junto o barbeiro , mais agora a saúde pública daqui fez um trabalho com esses vendedores e isso acabou.BJS!!!!

  45. lara e paloma disse:

    para mim estas fotos são muito realista, mas eu não entendo para oque serve e poque colocam essas fotos nojentas e esquisitas.
    eu sou Lara tenho 14 anos e sou estudiosa.
    bjssssss!!!

    • Sara disse:

      Para Iara e Paloma:
      Vocês ainda são muito imaturas para entender a necessidade de fotos esclarecedoras sobre assuntos de grande importância. No futuro quando estiverem mais adiantadas no colégio e quem sabe, estudando na área de saúde entenderão e ficarão muito satisfeitas pois acrescentará muito a seus conhecimentos. Por ora, basta que respeite os que sofrem do mal e seus afins evitando usar adjetivos preconceituosos e ofensivos sobre a matéria.

  46. janete da silva beck disse:

    essa doençacausada por esse transmissor,quando e no olho chama-se rommanã,causa edema das vistas outras formas tbem de transmissao e o caldo de cana

  47. debora donida zantedeschi disse:

    nossa que bixo feio
    sai de min bixo
    eu tenho certeza que eu vou para de comer açaí

  48. Sara disse:

    Realmente, não dá pra entender! Por que será que no Brasil não existe uma vigilância sanitária eficiente e eficaz? Mesmo sendo divulgadas as possibilidades de contaminação através de alimentos como cana-de-açúcar e açaí (que por sinal trata-se de um fruto altamente nutritivo) não realizam um controle rigoroso. Pessoas inocentes estão comprando doença na ignorância acreditando que irão nutrir-se. A inércia resulta em retrocesso. QUE PAÍS É ESSE???

  49. julia disse:

    so vou dar um recado,pra que comentar essas porcarias
    e so ler e apernder,mas se naum tem essa capacidade
    hahahaha’ povo sem noçao das coisas

  50. FELIPE disse:

    nao sabia que o tripanossomo era um e o barbeiro era outro, ta i uma coisa q eu nao sabia!!!!!!!!

  51. Sara disse:

    TEM MUITA GENTE TIRADA A BOBINHA E CHEIA DE FRESCURA FALANDO ABOBRINHAS SOBRE ASSUNTOS SÉRIOS. CHAMAR DE NOJENTO E DIZER QUE AS PESSOAS JÁ DEVERIAM TER MORRIDO É APENAS UMA DEMONSTRAÇÃO DE SUA IGNORÂNCIA. É NECESSÁRIO ESCLARECER QUE NEM ESSAS PESSOAS ESTÃO LIVRES DE CONTRAIR ALGUMA ENFERMIDADE. TÁ NA HORA DE ESTUDAR UM POUCO!

  52. luciana lima disse:

    nossa senhora agora fiquei mais assustada ainda, pois tenho duas crianças e morro de medo que algo ou qualquer coisa perigosa aconteça com elas pois são os meus dois filhos….fico nervosa com coisas pequenas que aconteça com eles imaginem algo dete tamanho….nossaaaa…..realmente é muito perigoso e impossível de prevenir, pois moro em cidade e na casa que estou morando aparecem bastantes,,,o que faço….estou com muito medo por mim por meus filhos e meu marido e por todos que vier a frequentar minha casa…obg..

  53. Shadow_XD disse:

    O_O q issu doença feia, meu tio tinha essa doença mas n sei se ele tinha aquilo no intestino…

  54. taynara disse:

    sara parabens tenho 12 anos e não acho nogento gosto de oesquisar isso para saber mais.

    • Sara Ramos disse:

      Taynara querida,
      Fico feliz em saber que é apenas uma garota no início da adolescência e que gosta de estudar. Parabéns pra você! Continue estudando bastante e se atualizando porque o futuro é todo seu para alcançar o sucesso.

  55. Arcros disse:

    kkkkkkkkkkk que inseto dos infernos

  56. reginarubim disse:

    É UM DOENÇA QUE POUCAS PESSOAS SE PREOCUPA ENQUANTO MILHARESS DE SER HUMANOS ESTÁ SOFRENDO , E NEM MEDICOS E GONVERNOS ESTÃO PREOCUPADOS POIS ESTA DOENÇA Ñ TEM CURA É DIGENERATIVA E A CADA DIA PIORA O QUADRO .Ñ IMPORTA SE ATINGE INTESTINO E ESÔFAGO ,OU CORAÇÃO É COMPLICADO EU TENHO MEGA COLOR ,E MEGA ESÔFAGO E SOFRO MUITO POIS MEDICOS RIR EM SUA CARA GONVERNOS ESQUEÇE QUE VC É UM SER HUMANO SE VC FIZER UMA CIRUIRGIA HOJE É CAPAZ DE Ñ TER UM BOM RESULTADO COMO NO ESFOGO E INTESTINO . EU TIVE RUPOTURA DE ESFOGO PASSEI PELA MORTE POIS FIQUEI 14 DIAS EM COMA TIVE SPCEMIA DERRAME PLEURAL PEUNOMONIA ASPIRATIVA , . HOJE TRABALHO POR QUE PRECISO SOBREVIVER CADE.GOVERNANTES PARA AJUDAR ESTES POBRE SERES HUMANO QUE TANTO SOFRE E OS PODEROSOS FAZ POUCO DE UMA DOENÇA QUE MATA E MACHUCA MUITO QUANDO AGENTE A CADA AMANHECER LEMBRA QUE TEM QUE MATAR UM LEÃO PARA PODER FICAR VIVA EU SOU DEPRIMIDA TENHO SITOMAS HORRIVEIS COM REFLUXOS AZIA DISTENSÃO ABNOMINAL FLATULENCIA ATÉ EM TOMAR AGUA .SÓ EVACUO SE TOMAR REMEDIOS TUDO TÃO CAROS QUE Ñ POSSO FAZER TUDO QUE PODERIA ME AJUDAR TEM MELHORA NO QUANDRO.
    FIICA AQUI MEU DESABAFO E GOSTARIA DE QUE TODOS SE UNISSE PARA QUE POSSAMOS TER ALGO QUE POSSA MELHORAR NOSSA QUALIDADE DE VIDA.
    SOU REVOLTADA QUANDO LEMBRO QUE TRABALHO 150 DIAS NO ANO PARA DÁ MORDOMIA AOS QUE DIZER QUE VAI FAZER O MELHOR E SÓ ROUBA DE MIM E DE TODOS OS QUE SOFREM EU GOSTARIA DE TER UMA VIDA DESCENTE UM MEDICO ENTENDE ELE SABE QUE PREVISO DE TEPMO PARA DESCANSO PARA SE ALIMENTAR CORRETAMENTE VIVER SEM TANTO ESTRESSE , MAS O QUE FAZ ELES QUANDO EU CHEGO EM CONSULTÓRIO CADA DIA ME DÁ UMA RECEITA A QUAL ÑAO POSSO COMPRAR OS REMEDIOS POIS É TÃO CARO QUE OU EU COMPRO O ALIMENTO OU TOMO SÓ MEDICAÇAO E AÍ O QUE VCS ME DIZ?
    COMTINUA ACANDO QUE É BRINCADEIRA, PORÉM DIGO PARA VCS É TÃO DESCONHECIDA POIS ´SO ATINGEM A POPULAÇÃO POBRE E ISTO É UMA CAUSA DO DESCASO E SERVE ATÉ PARA NUS HUMILHAR ACHANDO QUE N TEMOS NADA QUE É PSICOLOGICO OS SIMTOMAS COMO JÁ ACHEI UMA CRETINA DE UMA MÉDICA PARA DIZER NA MINHA CARA

  57. Franklin disse:

    Olá! Acho que as pessoas tem que procurar se informais mais sabe?! Nesse mundo a gente não pode mais esperar por ninguém, muito menos pelos nossos governantes! Acho que temos que correr atras das coisas! Eu sou uma pessoa que acredita muito em Deus, e acredito que ele é capaz de tdas as coisas. Se vc tem essa doença, e acha que não tem cura! Vc esta enganado, Deus está acima de td, a fé é o melhor remédio para isso! Pense nisso.. Agora em relação a doença, é muito triste.. Até imagino o sofrimento de alguém que adquire!

  58. Rejane disse:

    muito bom o texto,é bem fácil de entender. =D

  59. maria disse:

    È realmente essa doença não tem cura,o meu pai sofre dessa doença,e não desejo isso pra ninguém,espero que a ciência descubra uma cura pra esse mal, e pra aids.

  60. milena disse:

    Parabéns, me ajudou muito. Muito obrigada

  61. Daniele disse:

    Ronald oquanto custa esse remedio ?

  62. maria clara disse:

    parabens me ajudo muito

  63. matheus m. disse:

    como é a forma de locomoção da trypanosoma cruzi

  64. Paulo Henrique disse:

    e o principal que é o modo de reprodução
    dando origem a outro barbeiro vocês não falaram

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s